Relatórios financeiros nas igrejas

Neste artigo vamos tratar da importância dos relatórios financeiroS nas igrejas. Todos os anos, milhões de pessoas contribuem financeiramente por meio de dízimos e ofertas nas igrejas do Brasil, isso representa bilhões de reais, e os relatórios financeiros da igreja são uma parte crítica desse processo.

As igrejas são organizações sem fins lucrativos, portanto, estabelecer um orçamento da igreja e fornecer relatórios sobre sua gestão financeira para facilitar a transparência financeira com seus membros é uma função importante de suas operações.

Um relatório financeiro analítico da igreja para os membros da congregação pode ajudar as igrejas a manter essa transparência financeira. É por isso que é tão importante redigir relatórios mensais ou trimestrais regulares e um relatório anual no final de cada exercício financeiro.

Continue lendo para obter um guia completo de tudo o que você precisa saber sobre a criação de relatórios financeiros da igreja.

Por que as igrejas precisam fornecer relatórios financeiros

Uma igreja é uma organização sem fins lucrativos e deve manter relatórios financeiros precisos todos os anos para manter esse status. Essas demonstrações financeiras podem não ser necessárias para declaração de impostos, mas ainda são incrivelmente importantes para descrever as finanças da igreja. Isso é essencial se a igreja quiser solicitar um empréstimo ou comprovar a viabilidade financeira.

Além dos possíveis requisitos fiscais e financeiros, criar e manter registros financeiros precisos ajuda as igrejas a manter a transparência financeira.

A transparência financeira é vital para igrejas, organizações sem fins lucrativos e para o governo devido à fonte de sua renda. A maior parte da receita de uma igreja vem diretamente da congregação, por isso é essencial criar relatórios financeiros precisos da igreja para mostrar à congregação exatamente para onde está indo seu dinheiro. A transparência financeira pode ajudar a construir um melhor relacionamento entre a liderança da igreja, a congregação e a comunidade em geral. Isso também pode incluir o comitê de finanças da igreja , que ajuda a administrar suas finanças.

As demonstrações financeiras também são importantes para o caso de uma igreja ser auditada pelo IRS. Como as igrejas têm status tributário sem fins lucrativos, uma auditoria pode ser usada para determinar se elas estão realmente funcionando como organizações sem fins lucrativos. Ter todos os documentos financeiros de sua igreja em ordem garante que você cumpra todos os regulamentos legais relevantes.

Tomando Decisões Financeiras

As demonstrações financeiras permitem que você saiba exatamente quanto dinheiro sua igreja ganha, quanto dinheiro a igreja tem e onde está o dinheiro. Esta é uma informação vital que pode ajudar a orientar suas decisões operacionais. A manutenção de demonstrações financeiras precisas pode fornecer aos líderes todas as informações necessárias para avaliar oportunidades e planejar projetos de extensão no futuro.

No final do dia, as demonstrações financeiras mostram quanto você pode gastar. Isso é útil na hora de planejar o que você vai gastar no próximo ano. Um relatório anual combina esses elementos em um documento contínuo.

Este documento irá resumir o que aconteceu no ano passado, quanto dinheiro sua igreja gastou no ano passado, o que a igreja planeja fazer este ano e o orçamento para este ano.

Relatório Financeiro Mensal da Igreja para os Membros da Congregação

A melhor maneira de manter a transparência financeira é publicar um relatório financeiro mensal da igreja para a congregação. Esses relatórios não precisam ser tão detalhados ou longos quanto o relatório anual. No entanto, o relatório mensal deve incluir informações financeiras vitais para ajudar sua congregação a se manter informada.

As igrejas geram renda de várias fontes diferentes, sendo os dízimos frequentemente a maior fonte. Você pode publicar um relatório financeiro mensal para a congregação para que eles saibam quanto você arrecadou em dízimos no mês anterior. Essa declaração também pode indicar quanto dinheiro a igreja gastou no último mês.

Este simples relatório financeiro da igreja permite que todos saibam quanto dinheiro entrou na igreja e quanto foi gasto. Se mais dinheiro foi gasto, isso diz à congregação que eles precisam ajudar a levantar mais fundos para a igreja cobrir suas contas. Desta forma, o relatório financeiro mensal da igreja para a congregação pode encorajar as pessoas a doarem mais para suas igrejas locais.

Os relatórios mensais funcionam porque a transparência ajuda a aumentar a adesão da comunidade. A congregação e a comunidade sentem que fazem parte da igreja e compartilham dos objetivos e aspirações da igreja. Dessa forma, eles também são compelidos a dar mais e fazer tudo o que podem para garantir que a igreja seja bem-sucedida.

No final das contas, a transparência faz com que a congregação sinta que o sucesso da igreja é seu próprio sucesso pessoal.

Posts relacionados

Popular Posts